Infarto, AVC, insuficiência cardíaca ou morte súbita ainda matam muito


Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia apontou que 31% das mortes causadas por doenças não transmissíveis estão relacionadas a problemas cardiovasculares.

Segundo o cardiologista Alexandre Cury, o dado é preocupante, pois as doenças cardiovasculares estão no topo da lista ultrapassando as mortes por câncer (16%), doenças respiratórias crônicas (5,8%) e diabetes (5%).

— No Brasil, 300 mil morrem anualmente devido a doenças cardiovasculares como infarto, acidente vascular encefálico, insuficiências cardíaca e renal ou morte súbita. Isso significa 820 mortes por dia — alerta.

Esse dado cada vez mais alarmante tem preocupado as autoridades internacionais de saúde, que designaram metas para o controle na taxa de mortalidade precoce por doenças não transmissíveis.

— As Nações Unidas estipularam uma redução de 25% nesses índices até 2025. No entanto isso só será possível se realizarmos um trabalho conjunto de políticas públicas e conscientização social — avalia Cury.

Ainda de acordo com o médico, o principal esforço está relacionado à prevenção e ao controle dos fatores de risco como sedentarismo, hipertensão, consumo excessivo de sódio e gordura saturada, tabagismo, alcoolismo e colesterol elevado.

— Para reverter esse quadro também é necessária uma mudança nos hábitos das pessoas, principalmente aquelas que fazem parte dos grupos considerados de risco — afirma.

Cury explica que o tipo de rotina de cada indivíduo é determinante no diagnóstico de doenças cardiovasculares.

— Se o paciente não possui um histórico genético, faz atividades físicas regulares, mantém uma dieta saudável e balanceada, evitando o consumo em excesso de sal, açúcar e gorduras, dificilmente vai desenvolver um problema cardiovascular — afirma.

O cardiologista reforça que o exercício físico é um grande aliado à saúde do coração e dos vasos. Dentre as muitas vantagens, ajuda a controlar a pressão dos hipertensos crônicos, melhora os índices de glicemia e diminui os níveis de colesterol e triglicérides do sangue.

— Além, é claro, de outros benefícios, como auxiliar na perda de peso, prevenção da osteoporose, melhora do humor e da autoestima. No entanto vale ressaltar que ao praticar qualquer tipo de atividade, é ideal ter orientação de um especialista capacitado — aconselha.